Em 2014, carros poderão conversar entre si


A NXP, empresa de semicondutores, em parceria com C2X, está desenvolvendo uma rede de comunicação entre carros que fará com que os veículos conversem entre si. Isso, de acordo com a empresa, servirá como uma forma efetiva para impedir engarrafamentos e evitar acidentes.

Segundo o site Pocket Lint, o conceito da rede já está em fase de testes práticos em campo e deve se tornar realidade em 2014. A comunicação vai utilizar um padrão wireless projetado especificamente para aplicações automotivas. Dessa forma, os carros podem se comunicar uns com os outros e com uma infraestrutura inteligente de trânsito.

A plataforma vai conseguir “enxergar” ao seu redor a fim de identificar pontos de trânsito e riscos de acidentes não visíveis a olho nu. Os motoristas receberão alertas antecipados de outros carros equipados com o aparelho, além de sinais luminosos que indicarão onde há tráfego mais intenso ou radares de limite de velocidade.

O aparelho será do tamanho de uma caixa de sapato e virá com sensor GPS, que usará um protocolo wireless encontrado nos mais modernos e rápidos smartphones e laptops do momento. Assim, será possível manter a comunicação entre os veículos, mesmo em alta velocidade.

Kurt Sievers, gerente geral da NXP, espera que haja 10% de penetração da tecnologia até 2020, o que seria suficiente para que outros 90% de motoristas sejam afetados positivamente pela novidade. “Imagine um cenário onde uma ambulância automaticamente muda os semáforos ao seu favor para facilitar a corrida ao hospital”, comenta. “O sistema poderá, eventualmente, até dirigir os carros para os motoristas”, completa.

Publicado em 19/05/2011, em Inovação, Novidades e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. gostei da nova ideia só acho que o tamanho da caixa de sapato é grande né mais vai ser bom espero que melhore msm o transito… que esta dificil dirigir hoje.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: