8 utilidades para o seu computador antigo


Com a queda significativa nos preços dos computadores, está cada vez mais comum ouvir relatos de pessoas que aposentaram um bom computador. As aquisições de novas máquinas, em geral, são apenas para aderir à nova versão do Windows ou para atualizar um pouco as configurações de hardware.

Outros usuários têm computadores encostados simplesmente porque possuíam uma máquina muito defasada e necessitaram trocar por um PC um pouco melhor para conseguir utilizar os mais recentes softwares. Nessa categoria encontramos usuários que guardaram os antigos Pentium III, AMD Duron e, até mesmo, os famosos Pentium 100.

Talvez você seja um desses usuários que também guarda seu PC antigo no porão e não sabe o que fazer com ele. Cerca de um ano atrás, postamos um artigo dando algumas dicas para tirar a poeira do computador e utilizá-lo para algo proveitoso. Agora trazemos oito novas utilidades para você que não ficou satisfeito com as sugestões do artigo anterior.

Teste um novo sistema operacional

Como você deve imaginar, nós, somos viciados em informática. Assim, não podemos deixar de incentivar a busca por novos horizontes. Caso você esteja preso no Windows desde 1995, talvez usar o PC antigo para conhecer uma distribuição Linux seja uma excelente ideia.

Ubuntu 11.04 rodando em um notebook (Fonte da imagem: Divulgação/Ubuntu)

A sugestão mais inteligente é que você opte por alguma das versões do Ubuntu, isso porque este é o sistema com melhor suporte e mais atualizada. Entretanto, se o seu PC antigo não atende aos requisitos mínimos, talvez um teste com outra distribuição seja interessante. Confira agora o que é preciso para rodar o Ubuntu 11.04:

  • Processador de 1 GHz ou superior (Pentium 4, AMD Duron ou AMD Athlon);
  • 512 MB de memória RAM;
  • 5 GB de espaço em disco;
  • Placa de vídeo e monitor capazes de operar com resolução de 800 x 600 pixels;
  • Drive de CD/DVD ou porta USB (para poder instalar o sistema);
  • Acesso à internet para aproveitar os softwares e atualizações.

Controle toda sua casa

A primeira dica é bem fácil de ser realizada, porém, se você busca desafios e realmente aproveitar o máximo do seu PC, nossa segunda sugestão é bem mais ousada.  Já imaginou controlar as luzes, a TV, as câmeras de segurança e o sistema de climatização da sua casa através do computador?

Com o LinuxMCE isso é possível e não é tão difícil assim. Apesar de não ter tradução para o português, esse sistema é fácil de usar e de instalar. As dificuldades mesmo são na hora de fazer a instalação dos dispositivos que serão controlados.

LinuxMCE controlado pelo smartphone (Fonte da imagem: Divulgação/LinuxMCE)

Contudo, caso você tenha algum conhecimento de inglês e paciência para usar o Google Tradutor para ajudar, pode conseguir automatizar toda sua casa. O mais legal é que o LinuxMCE já tem até compatibilidade com alguns smartphones, o que pode facilitar muito na hora de controlar tudo a distância.

Utilize como servidor de arquivos

Você já tem um hub ou um roteador na sua casa? Se a resposta for sim, então você terá poucas dificuldades para criar um servidor de arquivos. Claro, quando falamos em servidor, não queremos dizer para você elaborar um servidor profissional. O ideal é não perder muito tempo e encontrar uma utilidade para o PC.

Portanto, a dica aqui é instalar um sistema operacional básico (seja o Windows XP ou o Ubuntu com o mínimo de recursos ativados), configurar a rede nesse computador e ajustar os outros PCs da rede para acessarem pastas compartilhadas na máquina antiga.

Compartilhando pastas no Windows XP (Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

No Windows é bem fácil criar novos compartilhamentos, por isso, se você quer fazer backup de coisas importantes, mas não quer recorrer aos DVDs, essa dica pode ser bem proveitosa. Detalhe: se você for usar o Ubuntu para servidor de arquivos, será necessário instalar e configurar o Samba.

Ajude em uma causa nobre

Não precisa de um servidor de arquivos? Então talvez você possa emprestar o poder de processamento do seu PC para causas nobres. É possível fornecer os recursos do seu computador para ajudar na luta contra o câncer (pesquisa da IBM que é parte do projeto World Community Grid), no avanço da nanotecnologia (Spinhenge@home) e até mesmo na busca por seres extraterrestres (o projeto SETI@home).

 

Tudo bem, essa última causa pode não ser tão nobre assim, porém quem realmente tem curiosidade sobre a possibilidade da existência de Óvnis, pode aderir a essa causa. Seja qual for sua escolha, o máximo que você vai gastar é energia e um pouco da banda de internet. Para ajudar nesses projetos, basta utilizar um sistema operacional compatível (depende do projeto) e instalar o software desejado.

Agora você tem um porta-retratos digital

Se você aposentou seu notebook, mas ele ainda está em perfeito funcionamento, quem sabe você pode coloca-lo em algum canto da casa para exibir os retratos da família. O legal de usar um notebook para essa tarefa é que você tem uma gama enorme de funcionalidades.

Ao contrário de um porta-retratos digital, um notebook pode exibir as fotos, vídeos, gravações de áudio e muitas outras recordações da sua família. Outra vantagem é que existe a possibilidade de fazer o notebook trabalhar com fotos da web. Desse modo, você nem precisa armazenar o álbum de fotos no PC, pode aproveitar suas fotos do Picasa ou do Flickr.

Seu console de games antigos

Jogar os games do Playstation 3 é bem legal, mas algumas vezes bate aquela saudade dos títulos do Atari. Transformando seu PC antigo numa plataforma de jogos, você pode aproveitar aquele joystick que não é compatível com portas USB e ainda se divertir sem gastar a vida útil do computador novo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Bill Bertram)

Essa dica é a mais fácil de ser realizada, de modo que você precisa apenas de um sistema operacional básico, um emulador e as ROMs. Você pode conferir alguns emuladores no Baixaki, clique aqui e escolha o seu favorito.

Crie sua rádio online

Para os DJs amadores e amantes de música, nada melhor do que utilizar o PC antigo como uma estação de rádio online. Apesar de parecer difícil, essa tarefa não exige muito empenho. Basta utilizar o Winamp, o plugin Oddcast e o aplicativo Icecast.

Configurando o plugin Oddcast no Winamp

Instale os três programas, configure o OddCast (dentro do Winamp) para trabalhar com o Icecast, inicie o servidor do Icecast e então reproduza suas músicas. Para que seus amigos possam ouvir sua rádio basta fornecer o seu IP e a porta que está configurada para transmissão.

Detalhe: uma rádio em casa não pode ser ouvida por muitos usuários, visto que a taxa de upload é bem limitada, portanto, restrinja seus ouvintes.

Grave e assista aos canais de TV à distância

Nossa última dica é restrita para usuários que possuem um computador antigo e uma placa de captura aposentada. Se você não tiver a placa de TV, pode adquirir uma por preços bem baixos em sites como o Mercado Livre. Essa dica é bem interessante, principalmente porque é possível utilizar o PC apenas como um transmissor de conteúdo.

Para realizar essa dica você vai precisar dos seguintes programas: Skype e Real VNC. A primeira etapa é configurar o Skype para utilizar sua placa de captura como webcam padrão. Depois você precisa criar uma conta Skype para poder transmitir o conteúdo para sua conta particular.

Por fim, instale e configure o Real VNC. Com esse programa você poderá controlar seu computador à distância. Desse modo, é possível ligar o aplicativo da placa de captura (para sintonizar os canais), efetuar o login no Skype e até mesmo gravar o que desejar.

Você tem mais sugestões?

Nossas dicas acabam aqui, mas você também pode contribuir para que outros usuários façam melhor proveito dos computadores que estão empoeirando. Sabemos que nossas explicações são sucintas, porém, são suficientes para que você tenha uma noção de como proceder. Se você tiver mais sugestões, utilize o campo de comentários para se expressar. Até uma próxima!

Publicado em 01/07/2011, em Curiosidade, Tutoriais e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: