Novo processador para tablets faz a bateria durar um dia inteiro



(Fonte da imagem: Divulgação Texas Instruments)

Se você sofre com momentos de tensão no fim do dia, acompanhando o marcador do nível de bateria do seu tablet ou smartphone chegando a níveis críticos e sem nenhuma tomada por perto, entenderá o valor dessa declaração do porta-voz da Texas Instruments (TI).

De acordo com Brian Carlson (gerente de produção da TI), a empresa pretende lançar em 2013 uma nova linha de processadores OMAP (Open Multimedia Application Platform) que seriam capazes de aumentar a duração da bateria do aparelho. Atualmente, o sistema mais eficiente energeticamente é o da Apple, que alega possuir uma bateria de 10 horas de duração.

Com o objetivo de possibilitar uma verdadeira experiência de uso de um dia inteiro, diversas inovações devem ser aplicadas nesses processadores. O chip de apenas 20nm focará em um melhor e mais eficiente acesso a memória e ao cache, que são os maiores vilões do consumo de energia.

Com esta revelação, duas coisas ficaram bastante claras. Primeiro, que a Texas Instruments pretende entrar para valer na concorrência com a Nvidia e outros fornecedores de processadores para tablets. Segundo, que a empresa tenta explorar um nicho diferente, focando seus esforços em consumo de energia ao invés de pura performance.

Contudo, infelizmente ainda há uma janela de dois anos até essa tecnologia estar disponível ao consumidor. Até lá, usuários de tablets e smartphones deverão continuar a ter de andar com o carregador junto do aparelho a todos os lugares que forem.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/12266-novo-processador-para-tablets-faz-a-bateria-durar-um-dia-inteiro.htm#ixzz1UYEj01Yz

Publicado em 09/08/2011, em Informática. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. muito bom, não dá para ficar carregando um monte de acessórios para carregar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: