Uso da nuvem impulsiona TI verde


Até 2020, grandes companhias americanas que utilizam computação em nuvem podem conseguir uma economia de US$ 12,3 bilhões e reduções anuais de emissões de carbono equivalentes a 200 milhões de barris de petróleo – suficientes para abastecer 5,7 milhões de carros por um ano.

Dados fazem parte do levantamento do Carbon Disclosure Project, CDP (Projeto de Divulgação de Carbono), “Computação em Nuvem: A Solução de TI para o Século XXI”, conduzida pela empresa de análise e pesquisa Verdantix e patrocinada pela AT&T, divulgado esta semana.

O estudo aponta que as companhias planejam acelerar a adoção de computação em nuvem de 10% para 69% de seus gastos com tecnologia de informação até 2020. Também mostra que uma corporação usuária de cloud pode reduzir seu consumo de energia, diminuir suas emissões de carbono e seus investimentos em recursos de TI, enquanto aumentam a eficiência operacional.

“O estudo também analisou o impacto nos negócios da transferência de uma aplicação negócios essencial – recursos humanos – para a nuvem e mostrou que tal investimento poderia trazer retornos em um ano”, detalha o gerente sênior da Verdantix, Stuart Neumann. Além do valor agregado previsto, a redução de emissão de carbono de 85,7 toneladas por grandes companhias americanas, a computação em nuvem pode:

·Ajudar usuários a evitar investimentos de capital diretos em infraestrutura;

·Melhorar o tempo de colocação no mercado, uma vez que um novo servidor pode ser criado e colocado online em minutos;

·Fornecer maior flexibilidade, pois, em nuvem as empresas podem pagar pelo uso de capacidade extra apenas quando precisarem;

·Evitar a contínua manutenção da capacidade em excesso necessária para se lidar com picos;

·Melhorar a automação que auxilia a lidar com as eficiências de processo.

“Os resultados do estudo formam um poderoso caso para os negócios continuarem a explorar e adotar soluções seguras e flexíveis de computação em nuvem”, acrescenta John Potter, vice-presidente, As-a-Service Solutions, AT&T.

Publicado em 09/08/2011, em Informática. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: